x

FAÇA SUA BUSCA NO CAMPO ABAIXO!

Conheça 4 dicas para reduzir os custos operacionais na sua transportadora

Quando o assunto é reduzir custos, diversas opções vem à nossa mente, tem quem prefere diminuir os gastos através dos cortes financeiros e tem quem prefere não pensar nesta alternativa para não comprometer o serviço prestado. 

 

Mas a dica principal para reduzir com qualidade, é analisar a estrutura da sua empresa e colocar na ponta da caneta o valor agregado do seu serviço. 

Calma que iremos te explicar melhor, se você possui um negócio relacionado ao transporte de cargas rodoviárias, separamos 4 dicas infalíveis quando se busca reduzir os custos operacionais de uma transportadora. 

Continue esta leitura conosco e conheça cada uma delas. 

 1 – A manutenção preventiva é uma prioridade

Se o intuito é aumentar a competitividade da sua empresa no mercado, a regra número um é organizar um bom planejamento para a transportadora e dentro dela é fundamental que haja uma ferramenta de gestão que apresente uma planilha atualizada da sua frota. 

Neste documento deve conter todas as manutenções programadas para os seus veículos, pois será através dele que você analisará as necessidades da sua frota, bem como a antecipação de um conserto, troca de peças e entre outros. 

Esta organização não só aumentará a vida útil dos seus veículos, como também, irá evitar que ele fique parado acumulando custos para o seu bolso. 

2 – Com um bom planejamento de frotas o resultado será a economia. 

Quando a sua empresa possui um bom planejamento de rotas, entregas e regiões, é possível traçar uma divisão de cargas que economizem combustível e vida útil do veículo. Além de otimizar o serviço, o planejamento será um ponto crucial para reduzir os custos. Confira o que é necessário conter em sua planilha. 

  • Condições de rotas e pedágios;
  • A distância exata entre remetente e destinatário;
  • Qual o veículo é mais propício para a viagem e quais as próximas entregas;
  • Quais riscos a viagem apresenta e quais soluções tomar diante dos possíveis problemas.

A partir dos pontos citados acima, é possível garantir a redução no consumo de combustível, evitar veículos parados e eliminar os deslocamentos desnecessários. 

3 – Alie o controle de velocidade com o consumo de combustível 

Além de planejar as rotas com caminhos adequados para alcançar a redução de custos. Manter um controle de velocidade também oferece diversos benefícios a sua transportadora, isso porque, o motorista dirige com segurança, o consumo de combustível é menor e o veículo não “sofre” com os deslocamentos.

Outro fator que também apresenta redução, é a quantidade gasta em manutenção, uma vez que o custo da reparação tende a subir conforme a rota e a velocidade ultrapassada.

Para que o motorista mantenha a velocidade adequada, diversas dinâmicas podem ser inseridas em sua empresa, como premiações para quem chega no horário exato que está programada a carga. 

Atualmente, as plataformas de otimização apontam o tempo que será necessário para o cumprimento do trajeto e a previsão de embarque e desembarque, essas funções devem ser levadas a sério pela sua gestão. 

4 – O software de gestão é o seu maior aliado na redução de custos. 

Para alcançar a redução dos custos operacionais, é necessário evitar erros, otimizar as cargas e aumentar a qualidade de serviço.

Com um Software de gestão como o MatrixCargo por exemplo, você garante a otimização total, já que a própria plataforma utiliza de inteligência artificial para programar todas as rotas, distribuir para os motoristas mais capacitados e diminuir a burocracia das viagens, tornando toda a documentação digital. 

Por meio do aplicativo você ainda garante sustentabilidade com a redução da emissão de CO2 na atmosfera e acaba com erros humanos, resultando enfim no aumento do seu faturamento através da diminuição de custos. 

 Reduzir sem comprometer a qualidade

A estratégia é a melhor medida para reduzir os custos operacionais, como o próprio texto apresenta, é possível diminuir os custos sem apelar para os cortes abruptos, ou prejudicar a qualidade de serviço. 

Por isso, queremos saber de você, o que achou deste conteúdo? Você tem vontade de reduzir os seus custos operacionais? Comente aqui embaixo ou entre em contato conosco e saiba mais.

 

VAMOS CONVERSAR?

Deixe seu dados nos campos ao lado para que possamos entrar em contato com você!

    Nome

    E-mail

    Telefone

    Empresa

    Assunto

    Ao realizar o cadastro/preencher o formulário, você aceita os nossos Termos de Uso e Relacionamento e a nossa Política de Privacidade

    × Whatsapp
    Close Bitnami banner
    Bitnami